02 novembro 2009

Bolinhos, bolinhos..

...'a porta dos Santinhos! "

Uma frase em desuso que ainda se ouve na minha terra.
"Este ano so' veio um" dizia-me a minha mae pelo telefone...
Mas nao ha' muito tempo atras eram bastantes... criancas pela manha a bater 'a porta a pedir : bolinhos.

Na minha zona, o dia 1 de Novembro ainda tem este traco familiar. Nao faltam as broas (os tais bolinhos) , frutos secos, tremocos, azeitonas e "agua-pe'" na mesa, a lareira acesa, e o tempo chuvoso la' fora. 'E neste dia que quem faz vinho abre a pipa e o da' a provar. 'E neste dia que nos deslocamos ao cemiterio e celebramos quem ja' partiu. 'E neste dia que percorremos as "capelinhas", ou seja as casas dos familiares, para conviver e provar o vinho e os bolinhos de cada um.
As broas , normalmente broas de mel, variam de familia para familia e 'e uma delicia provar as diferentes receitas. A 'agua-pe': semelhante. Os frutos secos veem da feira do ano realizada uma semana antes e as azeitonas foram apanhadas recentemente.
Tudo se agrega num conjunto que nunca se punha em questao...nem se pensava que o mesmo nao acontece numa zona diferente do pais.
Agora, distante, aprecio cada pedacinho desta "tradicao" que ainda se continua a praticar na minha terra e duvido que em mais sitio algum..
Nao ha' duvida que a distancia e a impossibilidade de o fazer intensificam estas actividades
...e deve ter sido a lembranca dos frutos secos e das broas de mel que me levaram a comprar "scones" ali no Tescos hoje a' tarde..foi a coisa mais semelhante q encontrei.... ou isso ou ando mesmo gulosa.. :)

4 comentários:

living in london disse...

Na minha terra também há esta tradição no dia de todos os santos!
De que região de Portugal és?
Parabéns pelo teu baby boy!

elisabete duarte disse...

somos todos do Ribatejo, nao? ai que saudades!

Ss disse...

Ribatejo, pois!

living in london disse...

sim,ribatejo!