19 maio 2009

103 do codigo civil : A LISTA !!

Numa fase em que ainda nao decidimos que nome dar ao pequeno, deparo-me com uma serie de artigos on line sobre o assunto... e achei curioso o referido artigo no New York Times...
Nunca fui grande adepta de nomes invulgares, diferentes, mas a diferenca entre o "simples" desejado e o "vulgar" indesejado e' uma linha demasiado fina e muito facil de trepassar...
Quando em pesquisa sobre a realidade portuguesa da atribuicao de nomes depois da incredulidade dos colegas de escritorio face ao assunto deparei-me finalmente com A LISTA!
O dito processo de atribuição de nome próprio é regulado principalmente pelo artigo 103.º do Código do Registo Civil existindo uma curiosa "lista" de vocabulos admitidos. Quem a dita, gostaria eu de saber um dia..
Mais: Para quem esta' a pensar ter um filhote em terras nacionais, uma boa-nova: a possibilidade do registo de nascimento das crianças ser feito em unidades de saúde (hospitais e maternidades) logo após o nascimento e sem necessidade de deslocação à conservatória. Aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

apenas por curiosidade,
vcs vao tê lo por terras de sua majestade...ou em terras LUSAS¿
Porque isso do nome tem muito que se lhe diga. Nao tenho filhos mas sei que in ENGLAND se podem dar nomes diferentes, que tal Peach..

Frederica Pereira

mui mia disse...

ui.. a lista é imensa!!! já a conseguiram ler toda? ;) o mais engraçado é que o nome da minha mãe, portuguesa de gema, consta como não admitido na lista!!!

Zita disse...

O mais engracado e que o meu nome agora e autorizado, mas ha 30 anos atras nao fazia parte desta lista! E por isso os meus pais tiveram que esperar ainda algum tempo ate terem a autorizacao para me chamarem Zita!

Como tu dizes, quem dita a tal lista gostava eu de saber!!!

Bébé Confort Coimbra disse...

Gostámos do modo como expressou "a thin red line" que existe «entre o "simples" desejado e o "vulgar" indesejado».
Damos conta hoje no blog de mais uma investigação curiosa sobre a atribuição de nomes. Não a ajuda muito na sua escolha, mas é mais uma perspectiva sobre um tema fecundo.
Que tudo corra bem!

Catia disse...

Bem é com cada nome!! Vejam lá o que chamam à criança! :) lol

beijinhosss