25 outubro 2008

"Ja' ligaram o aquecimento?" peguntava eu no outro dia a' E. de NY.
Ligar o aquecimento em NY tinha o prenuncio de uma nova etapa.
De uma etapa que ja' se fazia anunciar pelas folhas castanhas que varriam as ruas.
O aquecimento em nossa casa era efusivamente e estrondosamente anunciado. A casa entrava literalmente em ebulicao. Primeiro uns estalidos breves e repetidos. Por fim um barulhento ruido semelhante em tudo a uma panela de pressao em ebulicao.
O som da "panela de pressao" era portanto um agradavel auguro; que nos fazia sorrir um para o outro e agitar interiormente de alegria antevendo agradaveis dias de manga curta e calcao a olhar confortavelmente o inverno que explodia la' fora.

Ha' qualquer coisa no ar nesta altura do ano que ainda nao consegui traduzir ou descrever, mas que me enche o peito de esperanca e alegria. E' o cheiro a frio! digo eu ao D. sem saber ao certo o que digo.. '
Este vento fresco de outono que me lava a cara e me preenche com um sentimento bom.
Equiparavel ao primeiro dia de primavera depois de um penoso inverno, ou ao que sinto cada vez que defronto o mar.
Equiparavel ao agradavel cheiro a terra quando estamos no campo.
"E' o cheiro a frio! " continuava... que me remete para pantufas, dias de aconchego, de bolinhos no forno, de aconchegantes edredons, de bochechas quentes frente a uma lareira, de seroes em frente a' tv, do conforto do lar.... de....de...

E por fim, pela dificuldade de expressao limito-me a indagar: porque raio e' que nao existem adjectivos capazes de descrever cheiros? Conseguimos dizer se um som e' grave ou agudo, se a comida e' doce ou amarga, se esta' claro ou escuro, se e' suave ou rugoso... E o cheiro? se e' bom ou mau? so'?

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas é que cheira mesmo a frio! Para mim é essa a expressão.

Tal como em Maio, normalmente, vem aquele dia que cheira a quente.

Maravilhoso, não é?

Anónimo disse...

olá sou brasileiro e tb quero morar nos EUA, acontece que brasileiro nao pode entrar no EUA entao gostaria que vc me ajudasse a ir morar por aí. Como vc poderia me ajudar?simples, arrumando um emprego para mim!!com emprego fica mais facil de ir morar nos EUA!!o brasil tá foda...muito ruim, estou desempregado aqui.