30 março 2007

Acho uma certa piada 'as pessoas que afirmam que a sua cidade de sonho e' Nova Iorque sem nunca ca' terem metido os pes'....
Atencao: adoro NY. Mas detesto clich'es.
Parece que virou moda e que fica bem ou que lhes transmite um certo estatuto. Quase como dizer: "tb gosto de musica classica..." sem nunca terem ouvido Mozart. Ou "detesto Lisboa" so' porque nasceram no Norte de Portugal...
enfim...acho piada a pessoas com opinioes feitas.. (por outros).

19 comentários:

Anónimo disse...

Mas o sonho é isso mesmo - o desejo ou o prazer retirado de algo que se idealiza, mesmo que não se conheça, ou até mesmo que não exista. Por outro lado, pode-se gostar de musica clássica sem se gostar ou mesmo sem nunca se ter ouvido Mozart - há musica clássica para além deste compositor. E finalmente, não se gostar de Lisboa só por ser 'do norte': é possivel, mesmo sem nunca se ter ido a Lisboa. Resultará da absorção da opinião de outros que já foram a Lisboa: é provável. Mas pensando bem - será que algum de nós tem opiniões verdadeiramente independentes e livres de qualquer constrangimento externo? Penso que não. Simplesmente alguns constrangimentos são mais óbvios de que outros.

guimaraescp disse...

Aqui entre nos... Ha alguma coisa que valha a pena ver em Lisboa?! Buuuhhhh
;-)

outroblog disse...

lolllllllll...eu não acho piada nenhuma.....
já agora estive 5 dias em NY e gostei mas não é a minha cidade..sou mais para Barcelona..
s
mas agora não interessa nada

gostei do post....
:))

Anónimo disse...

Devo confessar que tenho o sonho de visitar Nova Yorque. Mas ulltimanente a ler blogs de portugas :)) em Nova Iorque já não estou tão certo se essa é a cidade dos meu sonhos? Sinto uma certa falta de entusiasmo em quem ai vive, como se a cidade lhes sugasse as forças e energias. Mesmo assim gostva de ir a Nova Iorque para conhecer. Mas não para viver. Ai prefiro Portugal, depois de ter vivido anos em Londres e de ter diambulado por esta Europa. Aqui o ritmo é mais lento, apesar de tudo e acabamos por nos afeccionar ao pais, apesra de tudo. Mesmo assim vou continuar a dizer que NY é a minha cidade de sonho. Sei lá... é chique:))))

elisabete duarte disse...

caros portugas de Nova Iorque estamos a ser aquilo que criticamos nos outros...uns lamechas do vai-se andando!
Adoramos ou nao adoramos isto?!
E' maravilhoso! (como tudo tens uns "se nao".
Ja agora, quem quiser ir a Lisboa e passar a adorar, vao ate Belem, comam um pastel e visitem os Jeronimos!
...eu ca gosto memso e' de Debussy.

DMNY disse...

tao cheios de treta... desde quando a vida, seja ela onde for, e' um mar de rosas?! nem ca , nem la, nem em lado nenhum. ha altos e baixos, ha dias bons e dias maus, aqui, e' certo, com mais qualidade de vida do que em portugal.
deixem-se de cliches :)

Anónimo disse...

Eu sou fã dos blogs dos nossos portugas em NY DMNY, àboleia (não bem em NY) around ny inês e uns quantos mais... Não vos acho deslumbradas nem desiludidas. Há dias é certo... a única crititca, se de critica se trata, é que postam pouco. Um cliché: numa cidade tão grande deve ser tudo a dobrar: o ordenado a dobrar; a renda a dobra; o stress a dobrar; lojas fantásticas a dobrar sitio para sair a dobrar... :))) Continuem a postar bem ou mal dispostas... não interessa. E sim... digam que NY é fantástica!!! so para fazer inveja!!!:)))
Um vosso fã...:))))

Ss disse...

bem...tou a ver que isto deu falar...algumas correcções:
falei do Mozart. não devia. deveria ter dito: musica classica no geral. so´.
se dei a entender que não gosto de NY..., qual e´que foi a parte do "adoro isto" que não perceberam..??
por ultimo: não estava a falar de cidades, mas de pessoas.

Tudo isto foi alusivo a uma entrevista que ouvi de alguem que "adorava Ny..mas q não sabia porquê..." até porque nunca tinha ca´estado..

Má-Onda disse...

heeehehehee, difícil é ter opiniões próprias. Facil facil é ouvir umas coisas no autocarro ou na tasca do costume, e a partir dai guardar um conjunto de frases feitas para se ter o que falar, e quiçá chamar a atenção da menina do lado com um certo intelectualismo de retrete.
Mas é melhor não. Cozinhar para quê se posso comprar tudo feito, dizem eles que se recusam a pensar não por preguiça mas por serem esgravatadores de preconceitos.
Mas meter as mãos na carnuça nada feito. Dá trabalho. Mais vale ir ao lidl buscar uma lasanha.

Anónimo disse...

Posso-me intrometer???
eu acho que podemos formular ideias na cabeça acerca de cidades, ou muitas outras coisas, sem nunca termos estado lá. É o nosso imaginário a trabalhar... ainda por cima NY que é uma cidade que pertence muito a esse imaginário, muito fomentado nos muitos filmes, séries e anúncios de publicidade...

Anónimo disse...

nao percebi essa do intelectualismo de retrete?... acho que viver em ny deve ser tão bom e deagastante como em qualquer outra parte. talvez os ordenados sejam melhores...

Giorgia disse...

Não é o paraiso, como aliás não o é sitio nenhum no mundo, como todas as outras coisas é uma questão de opinião e talvez também de personalidade, há quem adore e quem não suporte, mas para mim NYC tem efeito imediato... or u fit or u don't!

teresa.com disse...

eheh
querias fama ss? assim se conseguem muitos comentários ;)
bem, eu sou suspeita, porque regra geral gosto de tudo! E gosto de NY, bastante até, mas sinto-me sempre aquilo que ali acima foi referido como "sugada"... Claro que só fui aí 3 vezes, e à terceira já me sentia muito mais orientada, mas concordo que visitar é uma coisa e viver é outra bem diferente!
Estou bem onde estou e nunca assim o imaginei... o humano é um bicho social, certo?! adapta-se quase sempre ;)
Beijos!!!!

Nuno disse...

NY e' muito fixe... mas, mas.... tem que ser visto de determinados pontos de vista e com os olhos semi-cerrados ou encadeados pelas luzes.

Num dia com um óptimo estado de espírito o mesmo que tive quando fui a Marrocos.

=D

Catia disse...

Ja nao vinha aqui ha algum tempo, se calhar ja venho atrasada.
Tambem acho que se pode ter cidades de sonho, alias, por isso eh que se chama sonho, porque ainda nao la estivemos e nos sonhos nao ha defeitos nem problemas.
Quanto aos blogs de NY por aqui referidos que por aqui se escrevem, nao acho nada falta de entusiasmo, mas ha de tudo. Ha entusiamos e desilusoes, ha agradaveis surpresas e problemas. Ha festas espetaculares, pode-se sair a rua vestida de carochinha que ninguem repara, pode-se ir comer a restaurantes etiopianos, peruanos fundidos com japones, correr no central parque e ver os arranha ceus de lower Manhattan, ouvir uma velhota a dizer don't give up on new york honey, ver os vagabundos como nos filmes a carregar os carrinhos do supermercado cheios de "coisas", ver rodar filmes, ver os sopranos a entrar para o Moma, ver Picassos e a persistencia de memoria de Dali e ja nao parava, mas tb se ve coisas piores do que estavamos habituados antes e as vezes quando estamos a chegar e as coisas sao diferentes para cada um e mais dificeis para uns do que para outros, ha dias que vemos tudo negro (como em qualquer outra parte do mundo onde estamos) mas sim, estamos na cidade mais filmada, falada, badalada, publicitada do mundo, isso da-lhe um certo ar mistico, e as vezes quando saio fora da minha rotina de casa trabalho as vezes reparo "estou aqui" outras vezes o estou aqui eh so a minha casa. Ah de tudo, mas muitas muitas emocoes sem duvida.

(falei de mais nao??)

Andr3 disse...

Bem..sim, este foi realmente um tema bem escolhido por ti, e pelos vistos toda a gente tem algo a dizer sobre isto!! além das fotos excelentes..agora os assuntos a discutir..tas pró;)
Bem..qto ao facto de se dizer uma coisa sem a "provar" primeiro, axo um pouco normal..é a ansiedade ou o desejo de se conhecer uma cidade ou tb ha o caso de se kerer experimentar uma coisa, sabendo que iremos gostar! (depende, tem diversos fins, depende é das pessoas, tens razão..ha pessoas que dizem por dizer!)
Mas falo por mim..no meu caso..tenho uma vontade enorme de conhecer N.Y, por exemplo, apesar de n dizer que é a minha cidade de eleição, isso n faço, mas provavelmente vou gostar imenso, pq lg á partida ja vou c espectativa positiva.
Ver para crer..prontos! realmente baseia-se principalmente nisto..mas ha-de-se ter certezas..;)
então marrocos..nem vou falar! deve ser este ano,eheh
Boa semana;)

Anónimo disse...

Posso-te perguntar (SS) o que te levou a querer ir a NY a primeira vez?
Foi a busca de algum sonho? =)

Vera disse...

Burkina Faso, o país dos meus sonhos, sai fora dos clichés ...
por alguma razão ...

Anónimo disse...

Hello. And Bye.