10 novembro 2006

chamem-lhes burros...

Eu não sei se lhes hei-de chamar burros ou inteligentes, mas o que é certo é que, aqui, toda a gente é abordada á partida (ainda que de uma forma indirecta) como atrasada mental.
O primeiro dia de trabalho foi elucidativo nesse aspecto: todos os desenhos do projecto a apresentar tinham mais letras que linhas. A sufocante legendagem descrevia todos os pormenores do projecto por mais que estivessem desenhados e detalhados ... "esta linha a tracejado representa o tecto em cima.." esta linha representa isto e aquilo.. " enfim...uma autêntica confusão, a que não estava mínimamente habituada. Neste caso um mal necessário pensei.... adiante...
O segundo momento de constatação foi quando me dirigi a uma W.C. pública e ao lado do espelho da casa de banho aparecia um cartaz com o seguinte aviso (traduzindo): "Todos os empregados são obrigados a lavar as mãos depois de utilizarem o W.C. " Isto avisa-se?? pensei...É preciso dizer??
A partir daí com os olhos mais abertos reparei que, tudo, mas mesmo tudo tem indicações e legendas. Desde os locais por onde andamos, como os produtos que consumimos, passando pela forma como se apresenta um trabalho..um projecto. Tal e qual como se vivessemos num mundo de crianças.. "Abra a tampa por aqui." "Beba o sumo por acolá." "Enfie isto num sei onde"...Enfim.... uma paranóia.
Eu sei que se trata de por as coisas bem claras para o tão em voga "processo" não seja imposto a qualquer um de qualquer maneira, mas não deixo de sorrir quando abro uma lata de atum assim:

9 comentários:

Pandora disse...

Admiras-te de estar tudo legendado? Então se aí o pessoal anda todo "surdo-mudo", como é que alguém lhes pode transmitir verbalmente coisas tão simples como o senso comum? ;)

Uma caixa de beijinhos para ti!

Giorgia disse...

foi das coisas que mais me atrofiou nos states... entao essa de mandar os empregados lavar as mãos no wc deixou-me de olhinhos em bico... mas depois, finalmente percebi, como nos EUA se processam as empresas, os estabelecimentos, as entidades por dá cá aquela palha e se ganha, como segurança e salvaguarda, aconselham os juristas as empresas a colocar avisos destes... avisos do género "este copo contém liquido muito quente" tipo starbuck's evita que um desorientado qq ao queimar a lingua não possa demandar a minha tão amada companhia de cafés...

cc disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
cc disse...

Sim! Chamemos!!

elisabete duarte disse...

ainda nao descobriram que uma imagem vale por mil palavras!... ou sera' que nao?!

carmen disse...

Nem só avisos nos productos. Ja reparaste a atenção à segurança (como corrimãos, etc) nas areas públicas? Viajei à Islândia o ano passado e notei como os caminhos publicos a chegar ao enorme waterfall de Gulfoss estavam todos partidos e não tinha corrimãos--nem falar da falta de corrimão mesmo à beira dessa água toda! Nos EUA nunca estaria assim com medo de um estupido ou deprimido atirar-se para as aguas, estragando a paisagem para os outros.

Catia disse...

Então e aqueles que dizem, "ensaboar X segundos, rinse through water more Y seconds" sim já vi um destes ao lado da dos empregados terem de lavar as mãos. Aqui até os sinais de trânsito são em texto!

Andr3 disse...

Isso é a pensar na quantidade de pessoas que se poderão juntar num mesmo espaço, e se pensarmos bem, ha em muitos sitios uma multinacionalidade brutal..e pode ser para as pessoas que não assemelham á primeira o funcionamento de alguma coisa..será?? ;) (isto sou eu no meu melhor pesamento e na mais positiva das opções!!) hihihi
Por acaso aconteceu-me uma coisa engraçada hoje, que tem td a ver com o teu post.Meus pais sairam e pediram-me p ir a casa deles ver cm estava o cão a portar-se e se tinha água, comida, etc...e assim que abro a porta ele olha p detrás da porta a pedir ir á rua..e confesso que uma legendazinha me dava um jeitão nakela altura, pq a trela era um pouco complicada de colocar!!:) tive de parar p pensar! que crueldade! ;)
Fica bem, boa semana

der_letzte_mann disse...

Lol, q comédiA!