28 fevereiro 2006



Ny's fashion.... Apesar de estar cá precisamente há um mês e ainda não ter visto ninguém da dita "conhecida" ou antes "reconhecida" elite cinematográfica ou musical, (porventura por as ditas estrelas não andarem de metro entre ratazanas e porcaria como os comuns mortais) não pude deixar de reparar na moda nova iorquina...Engane-se quem julgue que vou mencionar "nomes de renome". O que me deixa pasma nesta onda é o facto de estarem 10 graus negativos lá fora e ver moças da minha idade (portanto com idade para terem juizo) de minisaia sem collants ou qualquer tipo de meias.. Com os poros arrepiados das pernas directamente apertados nas galochas de plástico que se vê por toda a parte e que na minha terra se usa na apanha das azeitonas. As galochas até compreendo...mas não será imensamente desconfortável? O que é que as ditas pensam de manhã quando tomam uma opção dessas? -"Doi que se farta e vou passar um frio de rachar, mas que se lixe..dizem que é giro..." ????




"A vida do homem dura em média 80 anos . É contando com esta duração que cada um imagina e organiza a sua vida. O que acabo de dizer é uma coisa que toda a gente sabe, mas raramente nos damos conta de que o número de anos que nos é atríbuido não é um simples dado quantitativo, uma característica exterior, mas faz parte da própria definição do homem. Algúem que podesse viver 180 anos , não pertenceria á mesma espécie que nós. Já nada seria semelhante na sua vida, nem o amor, nem as ambições, nem os sentimentos, nem a nostalgia, nada..Se um emigrado , depois de 20 anos vividos no estrangeiro, regressase ao seu país natal, com 100 anos de vida á sua frente, pouco experimentaria da emoção de um grande regresso..(...) , não passando de mais uma das voltas de um longo percurso da sua existência..."
A ignorância , Milan Kundera

26 fevereiro 2006

Fim de semana portuga

Este fim de semana vim "á terra!".
A Long island, Mineolla, passar o fim de semana a casa dos pais da Elisabete.

Passo a resumir o nosso jantarzito;
Entradas:
- camarões cozidos
-2 sapateiras recheadas com molho de ovas
-torradas besuntadas de manteiga

Prato principal:
- cozido á portuguesa com couve portuguesa, carninha de porco e vaca da boa, nabos portugueses, arroz de feijao e enchidos e alheiras de Tomar!!! Tudo arranjado aqui no supermercado das redondezas.

Sobremesa:
- bolo de tiramisu
- morangos
- pudim de ovos alla "mãe da beta".

vinho de pegões , licores e uisque q.b.

palavras para quê? acho que vou começar a vir aqui mais vezes....

24 fevereiro 2006

Little Italy , near China Town, 20 Fevereiro 2006.
Amigos erasmus, esta é para vocês!

brooklyns bridge. 20 fevereiro 2006.

far rockaway. so far...get away!!!
domingo passado fomos passear á "praia"...escolhida "by random" no mapa cá de casa, não foi definitivamente uma boa escolha...valeu-nos coney island!! e a meia hora que lá estivemos..Viva a junk food!

21 fevereiro 2006


on the way!!

dia 20 de fevereiro "president´s day", feriado.
mais uma oportunidade de passeio! financial district; wall street, world trade center, chinatown, little italy... e um dia lindo!
alguem descobre o que se vê ao fundo?
são 2 da tarde aqui no gabinete...este é o reflexo que apanho no computador..Nada bom para quem quer trabalhar, mas que delicia!!

20 fevereiro 2006

vida de coincidências?

Por não sei alma de quem e por clara influência de alguém decidiram um dia os meus pais colocarem-me no Instituto de Inglês na terceira classe. O inglês lá foi ficando e crescendo até chegar ao 12ºano e concluir por si só por ai.
De férias em Sesimbra desde os tempos remotos em que mal me segurava de pé na areia, achou-me certa dia uma certa piada uma italiana que devia ter jeito para os míudos.
Ano após ano, férias após férias a relação entre o casal de italianos lá foi ficando e crescendo. Talvez por sua influência desde pequena dizia que o meu país de sonho, era a Itália.
Quiz um dia o destino ditar que fosse estudar na Universidade do Minho em Guimarães. Quiz ainda este dar-me o impulso para, no ultimo dia de inscrições para erasmus lá fosse colocar o meu nome.
Fui escolhida. Para a pequena cidade de Ferrara, Itália, onde passei o melhor ano da minha vida.
De volta á cidade de Guimarães, dizia com frequência que gostaria de um dia viver numa grande cidade já que nunca o tinha experiênciado, nem mesmo em Itália.
Passados 3 anos surge a oportunidade de testar o meu inglês, em NY, num gabinete de 3 arquitectos italianos..
coincidências?

18 fevereiro 2006


para quem não sabe onde estou..

Nova iorque é consituida por 5 distritos; Manhattan, Bronx, Queens, Staten Island e Brooklyn!! Manhattan , a ilha principal é onde se situam as principais atracções turísticas e é o coração da cidade. E é onde eu trabalho. Na rua 21st. Por agora estou a viver em Brooklyn (norte). Para ir para o trabalho vou de metro de Greenpoint até apanhar a linha L que atravessa o East River até á rua 23. Depois é só andar duas ruazinhas pela Broadway até ao 8 andar do Studio 4.

e eu trabalho ali!! na rua 21 á direita.













Pensamentos...

Há uns dias para cá conhecei a ter sonhos estranhos....
No metro, a caminho do trabalho, comentei com a B. um ou outro, ao que esta me responde que ao início quando chegou tb tinha sonhos semelhantes.. Na "Ignorância" de Milan Kundera que ando a ler tb se fala dos sonhos estranhos dos tempos da emigração. Conta este que todos os emigrados tinham os mesmos sonhos, com se houvesse uma confraternidade nocturna entre pessoas que não se conhecem mas que passam pela mesma experiência. ..Como pode a experiência nocturna ser vivida colectivamente?

16 fevereiro 2006

trying to reach americans...
a maquilhagem faz maravilhas....estamos na terra das oportunidades, portanto, pela quantidade de maquilhagem que se usa aqui ela deve criar as duas coisas. A caminho de casa depois do escritorio deparei-me mais uma vez com o hábito incrivel que as americanas têm de se maquilharem a caminho de...qualquer lado..
no metro, maquilham-se constantemente...mais de manhã a caminho do trabalho ( não tiveram tempo em casa..como se isso fosse tão vital como calçar os sapatos..), mas já cheguei ao ridículo de as ver a por sombra nos olhos em andamento! na union square! enquanto caminhavam apressadas no meio da multidão! que destreza! que punho forte!
hoje no supermercado lá estava outra a colocar base olhando-se para uma superficie meia luzidia entre as colgates e os ganchos para o cabelo..há dias era outra no vidro do metro..Estranho fenómeno este..

ps - aqui os produtos são baratos. tb aderi. comprei uma base ontem.
Desabafo...Contra mim falo.

Vaga de voyeurismo

Esta coisa dos blogs tem muito que se lhe diga...De repente toda a gente virou blogista. Contra mim falo! Basta pesquisar uns minutos na net para nos aperceber dos milhares de blogs que existem. Para nos dar conta desta nova expressão da necessidade de deixar registado o que pensamos, o que fazemos, com quem nos relacionamos, quem somos...Como se o mundo acabasse amanhã e fosse dever de cada um procurar tornar a sua vida interessante...
Serão as proximas novelas dos ditos "intelectuais"..? Próximo episodio , nao perca...já amanhã..

15 fevereiro 2006



O dia de são valentim amanheceu: molhado. Tal como ontem o sol brilha e descongela as montanhas de neve que cobriram o espaço desde domingo. A sensação é incrivel. Assemelha-se a estarmos dentro de um frigorifico a descongelar. Por todo o lado se ouve e cheira o desgelo. Pedaços de gelo escorreram por todo o lado. Cai água , mas não chove. A neve transformou-se num enorme granizatto de caramelo. O cenário enriquece-se com a cor branca..de tal forma que fere a vista. A circulação faz-se a um ritmo bastante mais lento. Felizmente até este momento, ainda não se registaram quedas!

13 fevereiro 2006



Mais fotos da cidade...Antes da "tempestade" ainda deu para tirar umas fotos na Upper East Side. Aí sim , ia ganhando um torcicolo! A escala dos edificios põe qalquer um de nariz no ar. No rés do chão: Guess, Hugo Boss, Christiane Dior, ..É de arrasar qualquer pescoço.




Ela prometia ... e chegou!! Mais forte que nunca. Desde o sábado á tarde, durante toda a noite até ao domingo á noite. As ruas atolaram-se de neve de uma forma tão abrupta que impressionava. Apesar de tudo não resistimos á brincadeira. Depois de uma horita de "mergulhos", batalhas e fotos, um chocolate quente no barzinho cá do bairro.
Depois....sorna todo o dia!

O guggenheim está em obras..Por fora não se vê. Por dentro ....é irresistível entrar e não subir a rampa até ao cimo. Tentei e não consegui. As fotos internas eram supostamente interditas - assim como nos restantes museus que visitei- mas não havia uma unica pessoa que não se atrevesse a fotografar. Para quê impedir?



Sábado de manhã. Programa: Central Park. Temperatura: muito frio a ameaçar nevar da parte da tarde. Material necessário:luvas, gorro, uma máquina digital, uma analógica, um guia, um mapa, 1 maça, uma barra de chocolate.

A ansiedade da descoberta da cidade do ponto de vista turistico...e desta vez: sozinha!!

Quem iria dizer que estava cheio de gente, a correr, andar de bici, passear o cão, passear as criançinhas, a andar de patins!! e ainda não eram 10 da manhã...Mais uma curiosidade...e sem lhe estragar o encanto...cheira a bosta de cavalo!



as demoiselles....

09 fevereiro 2006


Sexta feira 'a noite dirigimo-nos para o MOMA para assistirmos a uma conferencia do Rafael Moneo. A conferencia estava esgotada mas esperava-nos uma boa noticia: o museu estava de portas abertas e gratis. E obvio que nao perdemos a oportunidade! Para alem do espectaculo do edificio, o espectaculo das obras!
Todas as sextas 'a tarde: a nao perder!

Eating an apple in the big apple





Eating an apple in the big apple...
Pelo vistos NY ficou assim conhecida pelos inumeros pomares que aqui existem. E o facto 'e que elas sao boas e optimas para um snakzinho durante o trabalho.

08 fevereiro 2006

o que me leva a crer que de facto estou do outro lado do mundo...

-são 5 horas a menos
-as torneiras rodam ao contrário (sentido do ponteiro dos rel'ogios)
-a data escreve-se de maneira diferente (02-12-2006 como mes/dia/ano)
-á pergunta-Então como estás?toda a gente responde.._ÓPTIMA!
-o telejornal só fala do seu próprio país
-os telemoveis nao pede pin
-as sanitas nao descargam da mesma forma
-um cafe é um garoto com uma pinga de leite
-os teclados do computador nao tem acentos nem C com cedilha
-os interruptores ficam sempre do lado de dentro dos compartimentos
-o primeiro andar comeca no r'es do chao
-as portas abrem rodando a chave para a esquerda

-os furadores de folhas, nao tem nem 2 nem 4 furos...tem 3.





a rever

new york . new york

07 fevereiro 2006

space 4





This is Susana from Space 4. May I ask who is speaking?
No final da primeira semana da trabalho passei a atender o telefone. Tarefa á partida facilitada pelo facto de ninguém ser genuinamente americano. Portanto todos têm sotaque. Portanto todos já passaram por isto.
Tarefa difícil contudo pela língua que se pratica. Não é inglês. É outra coisa. Eu que, em nova, estive uns bons anitos a estudar a língua de Shakespeare percebo ¼ do que me dizem á primeira.O que é isto pá?

06 fevereiro 2006

The tower!!!

st. patrick´s cathedral




Nas redondezas de RochkfellerCenter surge meio escondida a catedral de S. Patrick´s.
Data: 1850 Católica. Gótica. Linda.

02 fevereiro 2006

Chamem-lhe burros!!



Isto de comecar logo a trabalhar, tem que se lhe diga...
Um feet tem 12 inches. Um feet tem aprox. 30, xxpx cm. Cada inche tem aprox. 2,5cm.Cada inche divide-se em 16 unidades de medida. Os seja; em 16/16. Se queremos um inche e meio teremos de assinalar 1 -1/2". Quando nao é 2' - 4-3/4 " , ou seja 2 pés , e 4 inches e três quatros. Partindo do principio que ....bem h'a alguem que perceba de matemática?

A Betinha e o seu Nuno!


Viva a amizade!! Estes sao os meus companheiros de viagem a quem eu vim estragar a lua de mel e que tiveram a amabilidade de me receber!! OBRIGADO!!!! Estao bem e recomendam-se!!

Até agora, comi comida italiana, jantei comida japonesa,trabalho com três italianos, um chinês e uma portuguesa, subo para o escritorio num elevador "puxado" por um coreano e vivo num bairro polaco com dois portugueses. Cheguei a N.Y. ?